Pan Étron

Um Blog Só Para Garotos.

A História de Cleuriber

Não leia! A menos que queira morrer. De rir.

Seja Nosso Patrocinador

E veja sua marca crescer.

oi

domingo, 17 de agosto de 2014

A MK vinha, aos poucos, desculpando-se por seu mal gosto nas artes visuais. Alguns clipes estavam ficando bons. De verdade. Ai, quando parece que a gravadora vai, finalmente, pegar o jeito da coisa... Ela nos surpreende.

Este blog foi testemunha das inúmeras vezes que alertei quanto aos erros que a MK (uma das principais gravadoras de música gospel, no Brasil). Muitos clipes passaram por aqui por chamarem a atenção (não no bom sentido). Clipes bobos e cheios de efeitos especiais (desnecessários), sempre foram a marca registrada da gravadora, teve uma época que parecia que o editor havia acabado de aprender a mexer com PowerPoint e queria mostrar tudo que sabia fazer nesta ferramenta.

Acontece que a gravadora deu uma trégua ao bom senso e passou a fazer clipes melhores. Não ótimos. Melhores. É verdade que os clipes ficaram simples demais, parecia que a mesma história era contada por todos os artistas e por todas as músicas, sempre os mesmo fundos naturais com cantores fazendo gestos e mais gestos, mas se é para errar que erremos na simplicidade. Era exatamente isso que a MK estava fazendo. Porém agora pude entender porque a MK não investe pesado em artes visuais: Seu público parece ser mais que ignorante nesta área.

Por que a revolta?

Recentemente o Kleber Lucas lançou uma enquete para escolha da capa do seu mais novo álbum (O Filho de Deus). Até aqui já temos um problema, a gravadora está fazendo essa enquete para quase todas as capas. Já ficou chato há muito tempo e dá a impressão de que a gravadora não tem capacidade para criar uma arte que agrade ao público (então cria algumas artes e joga a responsabilidade de escolher, adivinha pra quem... para este mesmo público). Mas até ai tudo bem, até porque parece que as pessoas gostam de pensar que influenciaram na carreira do artista que admiram. A coisa fica pior.

Vejamos a capa que foi escolhida... No site oficial do cantor gospel (www.kleberlucas.com.br) até o dia de hoje (17 de agosto de 2014) encontra-se um banner agradecendo aos que votaram e escolheram a capa do CD em questão.

Nova capa do CD do Kleber Lucas
Capa escolhida

Não acompanhei a votação, por motivos de força maior, mas pela capa escolhida só posso chegar à duas conclusões: ou a outra possível capa era, ainda, mais horrível que esta, ou as pessoas que acompanham o Kleber não gostam nem um pouco dele.

Bordas pretas

Seria uma ótima ideia para chamar a atenção, mas é uma técnica um tanto quanto perigosa, pois precisaria de um centro harmonioso e o mais simplista possível e nenhum desses é o caso da capa acima.

Tipos

O tipo de letra escolhido para a comunicação escrita da capa não é nem um pouco minimalista. É bem chamativo. Mas ainda poderia ser conciliado às bordas pretas se o texto fosse o elemento principal. Coisa que não é.

Foto

A foto não favorece o cantor, notem que na foto que ele está segurando a capa ele aparenta ser mais novo que na foto do CD. A ideia do fundo e roupas brancos contrastando com a pele negra do cantor é batida, mas ainda sim é boa, mas os óculos grandes e prateados acabam com a harmonia da imagem. Notem que na imagem que ele aparece segurando o CD está usando os mesmos óculos, todavia este não atrapalha na composição da imagem que é totalmente oposta à da capa (fundo e roupas pretas, ou seja, não existe grandes contrastes, deixando que o óculos possa fazer esse papel. Sem falar que todo mundo sabe que preto combina com prateado e branco... nem tanto).

Imagem sem edição (apenas corte)


Harmonia

Como já foi dito, a harmonia foi assassinada pela MK (assassina). Perceba que a gravadora tem todas as ferramentas para fazer uma boa capa, inclusive se trocasse a foto que o Kleber segura a capa (mas sem ela nas mãos e sem o pontilhado do efeito) pela própria foto da capa já teríamos uma arte bem mais bonita e harmônica.


Outras Idéias

Várias coisas poderiam ser feitas para embelezar o álbum deste admirado cantor. A primeira dica já foi dada.

A segunda possibilidade seria uma capa totalmente preta com o texto no cento, ou até mesmo no mesmo local onde se encontra (apenas com cores diferentes como branco e dourado), garanto que ia chamar bastante atenção (embora já esteja um pouco batido, a tipagem das letras iriam ser o diferencial).

A terceira seria trocar as bordas por branco, o ideal mesmo é que as bordas fossem substituídas pelo ambiente branco da foto. Neste e no segundo caso o minimalismo seriam a autorização para se usar uma tipagem tão chamativa.

Uma quarta opção seria deixar a borda em algum tom de cinza e modificar o tipo de letra do texto, mas embora essa solução fosse deixar a capa mais apresentável, não seria nenhum pouco mais indicada que as três primeiras.


Sou de uma geração onde os músicos acreditavam no poder de uma capa, assim como o nome de uma música refletia detalhes da mesmo, a capa de um CD reflete sobre as músicas dele. Tenho certeza que as músicas do Lucas não são nem um pouco desarmônicas. Então a MK não fez um bom trabalho, no quesito capa (pra variar!).



Autor
Eric Eduardo
Formado em sistemas de informação e atualmente morando em Recife, não poderia deixar a minha paixão pela música de lado. Gosto de compor, de ficar "só", de refletir, meditar, ir à praia, entre várias outras "coisas relax". Se ainda não me conhece não deixe de fazer parte das minhas redes sociais. Sou autor e editor chefe deste blog, entao seja muito bem vindo!

0 comentários:

Postar um comentário

Queremos saber o que você achou desta matéria.

Alguma coisa para acrescentar? Qual a sua opinião sobre isso?

Comente e seja feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seja um redator do Top Music Gospel!