Pan Étron

Um Blog Só Para Garotos.

A História de Cleuriber

Não leia! A menos que queira morrer. De rir.

Seja Nosso Patrocinador

E veja sua marca crescer.

oi

terça-feira, 11 de junho de 2013

jornalista de música gospel
A blogosfera cresceu bastante no mundo (ainda está crescendo aqui no Brasil) e muitas pessoas tiveram  seu lugar ao sol, mas poucas souberam guardar o tal lugar. São muitos, os blogs e dos mais variado assuntos. Desde a inocência de um blog infantil mantido por uma menina de 11 anos, até o mais sujo dos blogs de pornografia, mantido por um solteirão virgem que mora no porão da casa dos pais no estado da Carolina do Norte (EUA). Não importa o tipo de conteúdo, o que importa é que a revolução da informação está em seu auge, aqui no Brasil, graças aos blogs, os famosos blogs.

Fama

Com a notória carreira bem sucedida de alguns blogueiros nacionais e internacionais, boa parte da população de blogueiros surgiu com a ambição de se tornar alguém reconhecido profissionalmente ou pessoalmente. E este, com toda certeza é o principal motivo de a maioria destes blogueiros abandonarem o trabalho na web antes de completar os seis primeiros meses (bem antes na verdade). A vida de um blogueiro não é fácil. Nem um pouco. Escrever sobre qualquer tipo de coisa requer tempo, talento e paixão; sem qualquer um desses três pilares, ninguém consegue se destacar na blogosfera. Portanto se você começou a blogar pensando em ganhar dinheiro, mude de pensamento ou estratégia, pois se você ganhar algum dinheiro com um blog, será depois de um tempo (tempo o suficiente para ele passar a ser conhecido) e de muito esforço, ou seja, se a sua motivação for apenas o dinheiro ela não resistirá a meses sem retorno financeiro algum.

Qual é o verdadeiro motivo de ser um blogueiro, afinal? Ganhar dinheiro ou informar as pessoas?

Vida de jornalista

A resposta para a pergunta anterior deve ser respondida com a ultima opção pelos blogueiros de sucesso. Portanto qualquer pessoa que use de um meio para informar outras pessoas de determinado acontecimento ou assunto, se assemelha muito a um jornalista e por isso deve se comportar como um. A ética do jornalismo é totalmente enquadrada na blogosfera. Então pode se considerar um jornalista, mesmo que amador.
trabalho de um jornalista

Fontes

Como todo bom jornalista, um blogueiro também tem as suas fontes e ao contrário do jargão mais conhecido pelos fofoqueiros de plantão, um bom blogueiro sempre deve revelar as suas fontes. A menos que você tenha dado um furo de matéria e tenha descoberto todos os dados, a serem apresentados, sozinho; você tem uma fonte. Seja essa fonte um site concorrente ou uma enciclopédia, deverá citá-lo por dois motivos:


  • Credibilidade: Ao citar as fontes da matéria em questão, você estará mostrando ao leitor que seu blog segue a mesma ética do jornalismo televisivo e impresso e, portanto, tem tanta credibilidade quanto os outros meios de comunicação. Isso fará com que aquela pessoa que achou o seu link jogado em algum outro site ou que te achou pelo Google tenha confiança no que você transmite e volte mais vezes; assim como um leitor assíduo de um jornal ou um tele-espectador de um programa.

  • Honra: Se você ão informar a fonte de uma determinada informação, pode, assim como no jornalismo, sofrer processos. Todo mundo quer dar um furo jornalistico, e não é fácil fazê-lo, portanto também não é justo que outra pessoa leve os créditos por um esforço que foi seu; por este motivo, se alguém, por um acaso roubar uma ideia, texto ou qualquer outra coisa que entre dentro dos direitos autorais você, com toda certeza, irá querer reaver os seus direitos na justiça. Da mesma forma que você pensa quanto a isso, todo mundo pensa, por tanto, nem pense em fazer uma matéria sem citar as fontes.


A menos é lógico que você só tenha recorrido a sua experiência, e seus conhecimentos para escrever o artigo. Neste caso você não precisará colocar seu nome na fonte, pois seu nome já estará como o autor. Mas se você usou uma imagem, que seja, que não é de sua autoria; terá que citar a fonte.

Benefícios

Além de melhorar o seu relacionamento na blogosfera, quando você coloca a fonte, geralmente, coloca um link para o site de origem (a não ser que a origem não tenha sido um site), ou seja, está colocando links de outros sites no seu blog e isso é muito bom para o Google, pois este mecanismo de busca entende que seu blog é participativo dentro da web. Sem falar nas parcerias. Quando você insere um link de outro site em sou blog, o dono do outro site terá acesso as informações das visitas que chegam por outras páginas e verá que a sua página tem um link do blog dele e, como a gratidão é a melhor arma, não exitará em colocar um link para o seu site também.

Se gostou da matéria e quer ler mais a respeito disso, assine a nossa newslatter e receba tudo em seu e-mail gratuitamente. opine também, seus comentários nos dão animo para criar matérias.


Imagens: www.everystockphoto.com




Autor
Eric Eduardo
Formado em sistemas de informação e atualmente morando em Recife, não poderia deixar a minha paixão pela música de lado. Gosto de compor, de ficar "só", de refletir, meditar, ir à praia, entre várias outras "coisas relax". Se ainda não me conhece não deixe de fazer parte das minhas redes sociais. Sou autor e editor chefe deste blog, entao seja muito bem vindo!

0 comentários:

Postar um comentário

Queremos saber o que você achou desta matéria.

Alguma coisa para acrescentar? Qual a sua opinião sobre isso?

Comente e seja feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seja um redator do Top Music Gospel!