Pan Étron

Um Blog Só Para Garotos.

A História de Cleuriber

Não leia! A menos que queira morrer. De rir.

Seja Nosso Patrocinador

E veja sua marca crescer.

oi

sábado, 15 de junho de 2013

A música gospel "O Holy Night" ("Ó Noite Sagrada" ou "Ó Noite Santa") tem algumas controvérsias envolvidas consigo. A começar pelo nome, que muitos chamam de "Oh Holy Night", todavia a forma correta de nomeá-la é a primeira opção (alguém diga isso ao Google). Nem ao menos este é o nome verdadeiro da música. Calma, vou explicar.

História da Música Gospel

A Disputa

A música gospel "O Holy Night" nada mais é do que uma versão americana da música francesa "Minuit, Chrétiens"  (Meia Noite, Cristãos), aliás, a música original tem uma sonoridade um pouco melhor. Contudo, os americanos consideram "O Holy Night" uma música americana, ficando conhecida, inclusive, pela voz de artistas americanos famosos e seus arranjos estupendos.

É inegável que a America do Norte deu reconhecimento à música, mas não podemos desprezar seus verdadeiros compositores: Placide Cappeau (letra) e Adolphe Adam (canção).

É uma junção de boa letra - que realmente leva à reflexão do intuito natalino - e uma formidável canção. Essa  receita de sucesso foi composta em 1847, mas por algum motivo (existem algumas teorias quanto a este motivo, mas nenhuma comprovada) a música caiu no esquecimento na Europa, ressurgindo - vários anos depois - como uma música americana.

Como os franceses compuseram esta música, mas os americanos fizeram o favor de retirá-la do abismo que se encontrava, colocando-a nas paradas de sucesso; é justo que eles dividam a nacionalidade desta bela canção gospel.

Comparação

Vamos comparar as duas versões, interpretadas por cantoras renomadas.

Minuit, Chrétiens


O Holy Night



Na sua opinião qual é a melhor? Existe uma melhor?

Lembre-se de participar nos comentários e de assinar a nossa newslatter gratuitamente.






Autor
Eric Eduardo
Formado em sistemas de informação e atualmente morando em Recife, não poderia deixar a minha paixão pela música de lado. Gosto de compor, de ficar "só", de refletir, meditar, ir à praia, entre várias outras "coisas relax". Se ainda não me conhece não deixe de fazer parte das minhas redes sociais. Sou autor e editor chefe deste blog, entao seja muito bem vindo!

0 comentários:

Postar um comentário

Queremos saber o que você achou desta matéria.

Alguma coisa para acrescentar? Qual a sua opinião sobre isso?

Comente e seja feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seja um redator do Top Music Gospel!