Pan Étron

Um Blog Só Para Garotos.

A História de Cleuriber

Não leia! A menos que queira morrer. De rir.

Seja Nosso Patrocinador

E veja sua marca crescer.

oi

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Quem só ouve música gospel está acostumado com essa situação. Cantores e gravadoras, sempre, intitulam o CD com o nome da música que eles acham ser a principal (mas nem sempre é), dificilmente vemos algo diferente no meio da música gospel, ou seja, se a música que os produtores mais gostam se chama "É Só Vitória" advinha qual o nome do CD? "É Só Vitória".

como fazer um título de CD
Edição: Eric Eduardo

Mas se você já acompanhou a carreira de algum cantor secular, antigo, ou de fora do país sabe que essa não é a única forma (monótona) de escolher um título para um CD. É comum, esses cantores, colocarem o título de seu álbum seguindo duas regras: a primeira é a que já citamos e a segunda é simplesmente escolher um nome que represente a mensagem que o álbum deseja passar (essa forma é mais difundida no rock e em estilos mais sofisticados em termos de letra), é só imaginar um álbum de fotos, ninguém coloca o nome de uma foto para ser o título a não ser que esse título seja a melhor opção e que defina muito bem o tema do álbum, do contrário o título será algo generalista que resuma em poucas palavras o que têm no conteúdo e se vier acompanhado de um pouco de poesia ou filosofia melhor ainda.

Por que ninguém faz?

Essa é uma pergunta delicada de se responder sem ofender ninguém, porque a verdade é que o comodismo e a preguiça de pensar acometeu tanto os compositores, quanto produtores, quanto ouvintes. É só observar as letras das músicas estouradas nas rádios, é tudo "mastigado", dificilmente se encontra aquelas músicas filosóficas e poéticas de antigamente (a salvo poucas exceções). O fato é que os cristãos estão com preguiça de pensar, de refletir na letra e muito mais de escolher um bom nome para um CD, por isso o nome da música principal acaba entrando automaticamente no título do CD.

Como resolver?

Se você é um cantor, compositor, produtor, dono de uma gravadora ou afins, comece a variar essas duas técnicas de nomenclatura de CDs, assim como escolher músicas mais inteligentes, sabemos que o que mais vende, hoje, são as músicas de VITÓRIA, mas se a comunidade de música gospel não fizer nada o estado tende a piorar.

Já se você é um ouvinte, é muito mais fácil, mude seus hábitos, passe a comprar, apenas bons CDs. A música gospel cresceu apenas em vendas, mas a qualidade não acompanhou, até agora, sabe por quê? Porque tem quem compre do jeito que está. Não estamos dizendo que temos uma música gospel péssima, mas que tem muita coisa para melhorar, principalmente nas letras, não tem como negar. Podemos ser um pouquinho mais críticos, só assim a música gospel brasileira sairá deste mar da mesmice em que se encontra.


E você, o que acha dos títulos dos CDs da música gospel atual? Deixe nos comentários.



Autor
Eric Eduardo
Formado em sistemas de informação e atualmente morando em Recife, não poderia deixar a minha paixão pela música de lado. Gosto de compor, de ficar "só", de refletir, meditar, ir à praia, entre várias outras "coisas relax". Se ainda não me conhece não deixe de fazer parte das minhas redes sociais. Sou autor e editor chefe deste blog, entao seja muito bem vindo!

0 comentários:

Postar um comentário

Queremos saber o que você achou desta matéria.

Alguma coisa para acrescentar? Qual a sua opinião sobre isso?

Comente e seja feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seja um redator do Top Music Gospel!