Pan Étron

Um Blog Só Para Garotos.

A História de Cleuriber

Não leia! A menos que queira morrer. De rir.

Seja Nosso Patrocinador

E veja sua marca crescer.

oi

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Essa é mais uma questão polêmica envolvendo a música gospel: Existe música gospel eletrônica? Daquelas que os DJs tocam nas baladas, sabe? Muitos acham que não, que a música de Deus tem que ser santa e que música sem letra não pode ser considerada gospel pois a mensagem é que faz da música gospel ou não; outros acham que sim, que a música fala aos corações mesmo que não use palavras para isso e que, portanto, desde que sejam consagradas à Deus podem, sim, ser músicas gospel.

Música Gospel Eletrônica

A música não tem gênero por si só. A música não nasce satanista ou cristã. Toda música vem de Deus. mas o uso dela é que a definirá. Por exemplo: ao criar uma melodia não estou criando uma música gospel, mas quando dou uma letra gospel à essa melodia sim, estou criando.

Mesmo eu podendo passar uma mensagem sem palavras (apenas com as notas) eu consigo transmitir, apenas, emoções assim sendo não haveria como uma música instrumental ser gospel, pois ela não passa uma mensagem especificamente cristã, não prega sobre a cruz, sobre a palavra... mas exalta a Deus (agora você esta começando a entender por que esse assunto é tão polêmico, complexo e contraditório).

Então vamos organizar esta bagunça!

É de Deus?

Sim. Toda música vem de Deus, quanto a isso não temos nem o que discutir, mas sabemos também que Deus gosta de exclusividade, então se a música passa a ser usada para transmitir mensagens que desagradem a Deus, esta, mesmo tendo vindo de Deus, agora "serve a outro senhor".

Agrada a Deus?

O único que pode responder esta pergunta é o próprio. Na curiosidade, pergunte ao Dono dessa e de todas as respostas. Porém é interessante pensarmos na música como um sacrifício de adoração. Assim como Deus não aceitaria oferendas de outros deuses no seu altar, também não aceitaria uma música que é usada para outros fins que não são o de adora-lo, como já foi dito anteriormente.

Resumindo: quando vem Dele e vai para Ele, sem terceiros envolvidos, sim. Ele se agrada. Lembre-se que Deus não é preconceituoso e os "valores" dos homens muitas vezes são diferentes VALORES de Deus e que, portanto, se a música eletrônica for dedicada a adora-lo, agradará a Deus.

É gospel?

Nesta estrofe a música começa a mudar. Primeiro vamos definir o que é gospel: significa boas novas, evangelho. Então gospel seria tudo o que prega as boas novas, tudo o que é evangelho seria considerado gospel. Com a música não é diferente.

Música gospel é aquela que espalha os ensinamentos e as mensagem que Deus deixou na bíblia, portanto essas músicas que alguns chamam de gospel romântico, de gospel não têm nada (mas isso fica para outra matéria).

Para se passar uma mensagem tão exata e complexa quanto a mensagem do evangelho é necessário usar um código compreensível a todos e exato (que não possa causar confusão ou interpretações difusas); uma simples nota emitida por um instrumento - analógico ou digital - não é capaz de passar uma mensagem exata, apenas emoções (como já falei) que podem mudar dependendo da percepção do receptor ou da situação em que este se encontra.

Então, como a mensagem gospel deve ser passada para pessoas, precisamos de algo que todas as pessoas possam ser capazes de entender. E o que as pessoas usam para se comunicar? A boca não, engraçadinho. Usam a linguagem. Então para uma música ser evangélica ou gospel, como preferir chamar, ela precisa passar a mensagem do evangelho através da linguagem humana (qualquer uma delas), para que todos possam compreender.

Música Eletrônica é Louvor

Então uma música internacional não pode ser gospel?

Se a música usa uma língua diferente da sua, mas passa a mensagem do evangelho, pode ser considerada gospel sim. Já que essa mensagem será transmitida à pessoas, mesmo que você não esteja incluído (a) neste grupo. E você ainda pode passar a fazer parte deste grupo aprendendo sua língua ou simplesmente traduzindo a mensagem da música.

Mesmo que uma música seja feita para adoração ao senhor, se ele não passa a mensagem do evangelho por meio de uma linguagem humana, precisa e compreensível por todos, não pode ser considerada gospel. Deve ser considerada música.

E porque todo mundo chama todas as músicas cristãs (que sejam feitas por evangélicos) de gospel?

Essa mania de chamar todas as músicas de gospel, vem da "noção sem noção" que o ser humano tem de achar que Deus só gosta de música gospel, portanto se a música não for gospel ele não recebe, portanto (novamente) todas as músicas que são para ele devem ser gospel.

Na verdade não é bem assim, nem sempre existiu música intitulada gospel e no entanto os louvores sempre foram recebidos como oferta por Deus. Agora vem um dos pontos mais interessantes:

Louvores não são apenas músicas gospel, é uma categoria muito superior. É toda a música tocada como sacrifício para Deus e não fica só por ai. O louvor é tudo aquilo que é ofertado para Deus, até o seu comportamento pode ser um louvor, consequentemente eletrônica também pode ser considerada uma música de louvor, desde que seja consagrada ao Pai. Mas jamais poderá ser chamada de música gospel. Porque de fato não é.


O que você acha? Concorda... Discorda...?


Fonte: everystockphoto.com



Autor
Eric Eduardo
Formado em sistemas de informação e atualmente morando em Recife, não poderia deixar a minha paixão pela música de lado. Gosto de compor, de ficar "só", de refletir, meditar, ir à praia, entre várias outras "coisas relax". Se ainda não me conhece não deixe de fazer parte das minhas redes sociais. Sou autor e editor chefe deste blog, entao seja muito bem vindo!

0 comentários:

Postar um comentário

Queremos saber o que você achou desta matéria.

Alguma coisa para acrescentar? Qual a sua opinião sobre isso?

Comente e seja feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seja um redator do Top Music Gospel!