Pan Étron

Um Blog Só Para Garotos.

A História de Cleuriber

Não leia! A menos que queira morrer. De rir.

Seja Nosso Patrocinador

E veja sua marca crescer.

oi

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Sabemos que o que é bom deve repetir, mas assim também já está demais.

Para quem não acompanhou desde o início o Festival Promessas foi uma iniciativa da Globo para "confraternizar e reconhecer os talentos da música gospel". Falo isso entre aspas, porque, na época que foi idealizado, a música gospel passava por uma ascensão terrível; tanto é que a própria Globo passou a colocar mais musicas gospel em suas novelas. Nascia assim o Festival Promessas que, embora tenha nascido para fins escancaradamente comerciais, se tornaria a maior premiação nacional  destinada à música gospel.

Foi um começo bem pretensioso, mas, tratando-se da maior rede de televisão do país, não era nem um pouco impossível. Para mais detalhes recomendo a meteria: Festival Promessas: Sucesso ou Fracasso? 

Não sei se apenas eu percebi, mas a frequência com que este festival, que antes era anual, vem acontecendo está cada vez maior. Chegando ao ponto de ser comparado com uma turnê e não com um festival como se propôs desde o início. Qual seria a diferença? Qualidade.

O Rock in Rio, hoje em dia não tem tanta qualidade quanto no início, mas ainda assim já tentou compara-com uma turnê de um ou mais artistas que participaram deste festival? Não têm comparação não é verdade? O clima é diferente, é uma outra 'vibe' e, principalmente, a estrutura é diferente.

Qual a diferença


Uma turnê é realizado por um artista ou um grupo deles que se propõe a divulgar seu trabalho de forma intensa, passando por locais geograficamente distantes em um tempo otimizado para este fim. Ou seja, um artista ou um grupo de artistas percorre várias cidades com um único modelo de show, com o intuito de fazer uma divulgação em massa. Em uma turnê a música (arte) não é o destaque, o protagonista é o próprio artista.

Já um festival é realizado em clima de confraternização. Na pratica é uma grande festa com os maiores nomes de um segmento musical do festival onde o artista é apenas um coadjuvante atuando no sucesso da música (arte). Na pratica um festival é o meio termo entre um show é uma premiação. Não tão artisticamente pessoal como um show e nem tão sério como uma premiação.

Até aqui tudo bem? Qualquer dúvida deixe uma comentário aqui em baixo!✌️

No começo o Festival Promessas realmente o nome fazia juz ao nome. Seria um evento de comemoração do sucesso da música gospel com apresentações dos principais nomes responsáveis por este sucesso (não confunda com o Troféu Promessas). Mas hoje, por algum motivo que ninguém sabe, a Globo está aumentando a frequência com que esse evento acontece. Antes era realizado uma ou outra vez no ano. 

Este ano (2015), por exemplo, "todo dia" tem um "Festival Promessas" em algum lugar. Mas qual será o motivo para tantos festivais sendo que o cast muda muito pouco e as músicas quase nada, apenas o lugar realizado é que muda? Será que seria apenas por conta do dinheiro? Será que seria para levar o mesmo "espetáculo" para várias pessoas?

O que você acha?




Autor
Eric Eduardo
Formado em sistemas de informação e atualmente morando em Recife, não poderia deixar a minha paixão pela música de lado. Gosto de compor, de ficar "só", de refletir, meditar, ir à praia, entre várias outras "coisas relax". Se ainda não me conhece não deixe de fazer parte das minhas redes sociais. Sou autor e editor chefe deste blog, entao seja muito bem vindo!

0 comentários:

Postar um comentário

Queremos saber o que você achou desta matéria.

Alguma coisa para acrescentar? Qual a sua opinião sobre isso?

Comente e seja feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seja um redator do Top Music Gospel!